🖐️ Dor na base do polegar: pode ser Rizartrose
A rizartrose é uma das causas mais comuns de dor no polegar, especialmente em tarefas do dia a dia, como abrir potes ou segurar objetos. Saiba como identificar, tratar e prevenir.
REABILITAÇÃOTERAPIA OCUPACIONALDOR
Amanda Conte Magesto
5/5/20252 min read
Dor na base do polegar: pode ser rizartrose
Você sente dor na base do polegar ao usar o celular, segurar um prato ou abrir uma tampa de garrafa? Isso pode ser um sinal de rizartrose, uma condição comum que afeta a articulação do polegar e pode impactar bastante as atividades do dia a dia.
Neste artigo, explico o que é a rizartrose, por que ela causa dor e como o tratamento com um terapeuta ocupacional especialista em mão pode aliviar os sintomas e melhorar a sua qualidade de vida.
O que é rizartrose?
A rizartrose é uma forma de artrose (ou osteoartrite) que afeta a articulação entre o primeiro osso do metacarpo e o trapézio — localizada na base do polegar. Essa articulação é responsável por movimentos fundamentais para a função da mão, como a pinça (ato de segurar algo entre o polegar e os dedos).
Com o desgaste da cartilagem, os ossos passam a se atritar, gerando dor, inflamação e limitação de movimento.
Quais são os sintomas mais comuns?
Dor na base do polegar, especialmente ao realizar movimentos de pinça com resistência;
Sensação de fraqueza ou perda de força na mão;
Dificuldade para realizar atividades simples, como escrever, costurar ou cozinhar;
Inchaço e deformidade na articulação;
Por que buscar um especialista em terapia da mão?
A rizartrose requer uma abordagem especializada. Nem todos os profissionais estão capacitados para tratar essa condição com a profundidade necessária. Um terapeuta ocupacional qualificado e com formação específica em terapia da mão saberá indicar as estratégias mais adequadas para cada fase do tratamento. Entre as principais abordagens, destacam-se:
Proteção articular
Educação e orientação em técnicas de proteção articular, fundamentais para reduzir a sobrecarga sobre a articulação do polegar durante as atividades do dia a dia.
Exercícios terapêuticos personalizados
Fortalecimento dos músculos estabilizadores do polegar e no alongamento da musculatura que, quando encurtada, pode acentuar o desalinhamento articular. Esses exercícios visam restaurar o equilíbrio biomecânico da articulação, promovendo maior funcionalidade e redução do desgaste.
Recursos para o controle da dor,
Uso de técnicas de terapia manual, termoterapia e outros meios físicos, conforme a necessidade de cada caso.
Confecção de órteses sob medida
As órteses ajudam a estabilizar a articulação, aliviar a dor e permitir que o paciente realize atividades com mais conforto e segurança.
O principal objetivo do tratamento é diminuir a dor, preservar a função da mão e melhorar a qualidade de vida, permitindo que o paciente volte a realizar suas atividades com confiança.
Quando procurar ajuda?
Se você sente dor frequente na base do polegar, especialmente durante a realização das atividades de rotina, não espere o quadro se agravar. Quanto mais cedo o tratamento é iniciado, maiores são as chances de alívio da dor e preservar a função da mão.
Em meu consultório, em Indaiatuba – SP, ofereço um programa de tratamento especializado para rizartrose, que combina estratégias baseadas em evidências com um olhar individualizado para cada paciente. O foco é aliviar a dor, melhorar a função e promover autonomia nas atividades cotidianas.
Além das sessões presenciais, o paciente recebe orientações personalizadas para dar continuidade ao cuidado em casa, mesmo após a alta, reduzindo o risco de retorno dos sintomas e favorecendo resultados duradouros.
Está com dor na base do polegar? Agende uma avaliação com uma terapeuta ocupacional especialista em terapia da mão.
Vamos cuidar da sua mão para que ela continue sendo sua principal ferramenta no dia a dia.
Endereço:
Rua das Orquídeas, 777 – Jardim Pompeia
Indaiatuba – SP, 13345-040
E-mail: info@amandamagesto.com.br
WhatsApp: (11) 98343-9468

