Terapia Ocupacional e Integração Sensorial em Indaiatuba

A Terapia Ocupacional com foco no desenvolvimento infantil utilizando recursos da Integração Sensorial tem como objetivo favorecer o desenvolvimento global da criança e sua participação nas atividades do dia a dia — em casa, na escola e nos espaços sociais. Por meio de uma avaliação individualizada e intervenções lúdicas, o trabalho terapêutico busca promover autonomia, independência, habilidades motoras, sociais e autorregulação emocional, respeitando o ritmo e as necessidades de cada criança.

Em meu consultório em Indaiatuba, atendo bebês e crianças com desenvolvimento típico ou atípico, que apresentam dificuldades sensoriais, motoras, comportamentais ou de aprendizagem. O trabalho é direcionado para favorecer o desenvolvimento infantil em todas as suas etapas — incluindo casos de atraso nos marcos motores e nas habilidades funcionais esperadas para a idade. A proposta é oferecer um atendimento especializado, com foco no desenvolvimento global da criança, na qualidade de vida da família e na participação plena nos diferentes ambientes em que ela está inserida.

Quando procurar Terapia Ocupacional para o seu filho?

Você pode (e deve) buscar uma avaliação em Terapia Ocupacional sempre que tiver dúvidas ou preocupações em relação ao desenvolvimento do seu filho — especialmente quando observar comportamentos ou dificuldades que não parecem compatíveis com sua idade.

A seguir, alguns sinais de alerta que podem indicar a necessidade de acompanhamento especializado:

  • Atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, cognitivo ou social

  • Dificuldades em atividades de autocuidado, como alimentação, vestir-se, higiene ou uso do banheiro — já esperadas para a faixa etária

  • Rigidez comportamental ou dificuldade significativa com mudanças de rotina

  • Busca excessiva ou evitação/incômodo frente a estímulos sensoriais, como sons, toques, cheiros, luzes ou movimento

  • Dificuldade de atenção, organização e permanência nas atividades

  • Dificuldades no ambiente escolar, como desatenção, desorganização, dificuldade de cópia da lousa, recusa em permanecer sentado ou baixa tolerância à frustração

  • Dificuldade no uso de ferramentas escolares (como lápis, tesoura) e utensílios no dia a dia (como talheres ou escova de dentes)

  • Insegurança motora, quedas frequentes ou dificuldade com equilíbrio e coordenação

  • Comportamento agitado, impulsivo ou reações desproporcionais a estímulos comuns

  • Dificuldade de interação com outras crianças ou para engajar em brincadeiras de forma estruturada

  • Recusa alimentar relacionada a texturas ou desconforto sensorial

  • Brincadeiras repetitivas, pobres em criatividade ou pouco diversificadas para a idade

  • Presença de diagnóstico como TEA, TDAH ou Transtorno do Processamento Sensorial

Quanto mais cedo o acompanhamento for iniciado, maiores são as chances de favorecer o desenvolvimento de habilidades funcionais e prevenir impactos emocionais, sociais e escolares ao longo do crescimento.

Como funciona o atendimento de terapia ocupacional em pediatria

O atendimento tem início com uma avaliação individualizada, que envolve entrevista com os responsáveis, observação da criança e aplicação de instrumentos específicos, quando possível e necessário. Essa etapa é fundamental para compreender o perfil sensorial, motor, comportamental e funcional da criança, e estabelecer os objetivos terapêuticos de forma personalizada.

As sessões são planejadas com base nas necessidades específicas de cada criança, utilizando atividades lúdicas e motivadoras que favorecem o engajamento e a aprendizagem. A abordagem em Integração Sensorial permite trabalhar aspectos como organização do corpo, regulação emocional, coordenação motora, atenção, planejamento de ações e modulação sensorial — que se refere à capacidade do sistema nervoso de filtrar, organizar e responder adequadamente aos estímulos do ambiente. Por meio de estímulos sensoriais controlados e direcionados, é possível ajudar a criança a responder de forma mais equilibrada aos sons, toques, movimentos e demais informações sensoriais, favorecendo o engajamento nas atividades e a autorregulação.

Os pais têm um papel ativo no processo, recebendo orientações sobre estratégias que podem ser aplicadas em casa, de forma a potencializar os ganhos terapêuticos e favorecer a generalização das habilidades para os contextos do dia a dia, como a escola e a rotina familiar.

Mais do que desenvolver habilidades isoladas, o objetivo do atendimento é promover autonomia, participação social e bem-estar para a criança e sua família.

Condições comumente atendidas

No consultório, atendo crianças com desenvolvimento típico ou atípico que apresentam dificuldades sensoriais, motoras, comportamentais, de aprendizagem ou nas atividades do dia a dia. A Terapia Ocupacional com abordagem em Integração Sensorial pode beneficiar crianças com os seguintes diagnósticos ou condições:

  • Transtorno do Espectro Autista (TEA)

  • Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

  • Transtornos do Processamento Sensorial

  • Atraso no desenvolvimento neuropsicomotor

  • Alterações de modulação sensorial (hipersensibilidade ou busca sensorial intensa)

  • Dificuldades alimentares com base sensorial

  • Dificuldades escolares 

  • Síndromes genéticas com impacto funcional

  • Paralisia cerebral e outras condições neurológicas

Além dos diagnósticos formais, a intervenção também pode ser indicada para crianças que ainda não possuem um laudo fechado, mas apresentam sinais de alerta no desenvolvimento.

Diferenciais do atendimento

  • Formação em Integração Sensorial, com diversos cursos voltados para avaliação e intervenção com base no referencial original de Ayres

  • Atuação com crianças com desenvolvimento típico e atípico, incluindo casos com atraso no desenvolvimento, TEA, TDAH e dificuldades de aprendizagem

  • Avaliação individualizada, com análise detalhada do perfil sensorial, motor e funcional da criança

  • Consultório equipado com recursos de integração sensorial e ambiente adaptado, favorecendo a motivação e o engajamento terapêutico

  • Atendimento baseado em evidências científicas, com foco em funcionalidade, autonomia e participação nos contextos reais da criança (família, escola, vida social)

  • Orientações e suporte aos pais e estratégias para o dia a dia, promovendo continuidade e generalização dos ganhos fora do ambiente terapêutico

  • Abordagem sensível, respeitosa e comprometida com o desenvolvimento integral da criança

Agende uma avaliação

Está em dúvida sobre o desenvolvimento do seu filho?
Notou comportamentos ou dificuldades que estão interferindo nas atividades do dia a dia, na escola ou nas interações sociais?

Agende uma avaliação em meu consultório em Indaiatuba e entenda como a Terapia Ocupacional com abordagem em Integração Sensorial pode ajudar.

Juntos, podemos traçar estratégias para favorecer o desenvolvimento do seu filho, com mais autonomia, bem-estar e qualidade de vida para toda a família.

Amanda Magesto terapeuta ocupacional Indaiatuba, Integração Sensorial
Amanda Magesto terapeuta ocupacional Indaiatuba, Integração Sensorial